SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Of Psychoanalysis as a particular science of singularNon psychotic denial of pregnancy: definitions, characteristics and explanations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

MARCOS, Cristina Moreira. O objeto na anorexia - da falta do objeto ao objeto nada. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 987-1004. ISSN 1808-4281.

Para a psicanálise, o anoréxico revela que não é o objeto que conta, mas a falta do objeto. Não é o objeto alimento que é recusado ou desejado, ele vem ocupar tão somente o lugar da ausência do objeto. Esta questão está no centro do ensino de Lacan sobre a anorexia. A perspectiva fundamental destacada diz respeito à escolha anoréxica pelo nada. Buscamos, neste artigo, evidenciar de que modo a anorexia nos ensina sobre o estatuto do objeto em psicanálise. A particularidade de cada caso possibilitará a circunscrição, para cada um, do estatuto do objeto e da posição subjetiva em causa. Dois casos nos permitirão abordar, por um lado, a recusa anoréxica do objeto da falta e, por outro, a identificação ao objeto, evidenciando dois paradigmas do estatuto do objeto na anorexia. Trata-se de identificar o traço diferencial da anorexia para destacar, seja sua função de compensação ou suplência, seja sua função de defesa do desejo, que marca sua declinação neurótica.

Keywords : anorexia; objeto; objeto nada; falta; psicanálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )