SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3O objeto na anorexia - da falta do objeto ao objeto nadaTrajetórias de um pensador nômade: Gregório Baremblitt índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

GONCALVES, Thomás Gomes. Negação não psicótica da gravidez: definições, especificidades e explicações. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 1005-1020. ISSN 1808-4281.

O objetivo desta revisão da literatura PSI é contribuir para a produção de conhecimento sobre o fenômeno da negação não psicótica da gravidez, tendo em vista a pouca produção científica nacional. Tal situação consiste no fato de uma mulher passar boa parte da gestação, ou até no momento do parto, sem saber que está gravida. Para tanto, buscaram-se em bancos de dados nacionais e internacionais, além de encontros presenciais com profissionais que trabalham com esse tema, as pesquisas já realizadas e os aspectos sobre o fenômeno que precisam ser ainda aprofundados e abordados para que se possa ter um avanço científico em relação à compreensão dessa experiência.

Palavras-chave : negação não psicótica da gravidez; gravidez; situação materno-infantil de risco.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )