SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Non psychotic denial of pregnancy: definitions, characteristics and explanationsThe use of oral history methodology in Psychology: perception of individual experiences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

HUR, Domenico Uhng. Trajetórias de um pensador nômade: Gregório Baremblitt. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 1021-1038. ISSN 1808-4281.

Este artigo tem como objetivo apresentar a complexa e ampla obra de Gregório Baremblitt, reconhecido analista institucional, esquizoanalista e esquizodramatista da América do Sul. Buscamos destacar os momentos e acontecimentos históricos em que se desenvolveram novas práticas e novos enunciados teóricos. Realizamos uma revisão bibliográfica em toda a sua obra e de pesquisas que traçaram sua história. Consideramos que há três etapas principais na trajetória de Baremblitt. A primeira, em que articula a relação entre psicanálise, marxismo e política. A segunda, quando se torna um dos principais pensadores da Análise Institucional. E a terceira, quando inventa em campo de saberes e intervenções klínico-psicossociais chamado de Esquizodrama, a criação mais intempestiva e original produzida a partir da Esquizoanálise.

Keywords : esquizoanálise; esquizodrama; análise Institucional; psicanálise; política.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )