SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Clarice with TeresaCartographies of exclusion and inclusion of people with mental suffering the territorialization processes of the national politics concerning mental health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

LOMBA, Débora Emanuelle Nascimento; QUADROS, Laura Cristina de Toledo  and  SOARES, Luciana Loyola Madeira. Nas malhas da rede com Clarice Lispector... aproximações entre a escrita clariceana e a escrita na TAR. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.1, pp. 27-39. ISSN 1808-4281.

Neste artigo pretendemos trazer ditos e escritos de Clarice Lispector para uma interlocução com a Teoria Ator-Rede (TAR), de Bruno Latour. Em nossos encontros, formais ou informais na UERJ, percebemos que com frequência a esta escritora recorremos nas referências e ilustrações ao estudo da TAR a que temos nos dedicado na pós-graduação em Psicologia Social (PPGPS). De acordo com a própria Clarice, não tivemos a presunção de explicá-la ou interpretá-la - apenas segui-la e explicitar as conexões com o que faz pesquisador da TAR ao compor seu texto. Dedicamo-nos a ampliar o diálogo entre nós e Clarice, percorrendo prazerosamente os meandros de sua inspiradora escrita através da maneira singular e plena de afetos com que articula atores humanos e não humanos, criando uma relação de intimidade com o leitor.

Keywords : Clarice Lispector; TAR; atores humanos e não humanos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License