SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Clarice con TeresaCartografías de exclusión e inclusión de las personas con sufrimiento mental en casos de territorialización de la Política Nacional de Salud Mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

LOMBA, Débora Emanuelle Nascimento; QUADROS, Laura Cristina de Toledo  y  SOARES, Luciana Loyola Madeira. Nas malhas da rede com Clarice Lispector... aproximações entre a escrita clariceana e a escrita na TAR. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.1, pp. 27-39. ISSN 1808-4281.

Neste artigo pretendemos trazer ditos e escritos de Clarice Lispector para uma interlocução com a Teoria Ator-Rede (TAR), de Bruno Latour. Em nossos encontros, formais ou informais na UERJ, percebemos que com frequência a esta escritora recorremos nas referências e ilustrações ao estudo da TAR a que temos nos dedicado na pós-graduação em Psicologia Social (PPGPS). De acordo com a própria Clarice, não tivemos a presunção de explicá-la ou interpretá-la - apenas segui-la e explicitar as conexões com o que faz pesquisador da TAR ao compor seu texto. Dedicamo-nos a ampliar o diálogo entre nós e Clarice, percorrendo prazerosamente os meandros de sua inspiradora escrita através da maneira singular e plena de afetos com que articula atores humanos e não humanos, criando uma relação de intimidade com o leitor.

Palabras clave : Clarice Lispector; TAR; atores humanos e não humanos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License