SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1The treatment model of therapeutic communities: confessional practices in shaping subjectsPsychology and inclusion policies in Education: contributions from a Bakhtinian reading author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

MARTINS, Lara Barros  and  ZERBINI, Thaís. Evidências de validade de instrumentos de reações no ensino superior à distância. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.1, pp. 116-134. ISSN 1808-4281.

Com a crescente implantação de cursos superiores oferecidos via internet, os estudos na área de avaliação de ações educacionais a distância assumem grande relevância, ao propor instrumentos de medida para atestar a eficácia e a qualidade de cursos desta natureza. Nesse sentido, objetivou-se verificar as evidências de validade de dois instrumentos de medida: Reação aos Procedimentos Instrucionais e Reação ao Desempenho do Tutor. Alunos de graduação de uma universidade particular no interior paulista, que realizavam cursos a distância ou disciplinas híbridas, responderam a questionários que avaliaram o nível de satisfação com os procedimentos instrucionais adotados e a atuação profissional do tutor. Foram realizadas Análises Fatoriais Exploratórias e de consistência interna. Os escores analisados apontam para as evidências de validade estrutural em ambas escalas, que apresentam estruturas empíricas unifatoriais: 1) "Procedimentos Instrucionais em EAD" (17 itens, α=0,96 e cargas fatoriais entre 0,60 e 0,86); e 2) "Desempenho do Tutor" (27 itens, α=0,98 e cargas fatoriais entre 0,67 e 0,88). As estruturas de fator único já foram encontradas em estudos existentes com as medidas, que devem ser aplicadas em contextos e amostras diferentes, em futuras pesquisas.

Keywords : avaliação de curso a distância; instrumento de avaliação; educação à distância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License