SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Elaboração de técnica para avaliar o pensamento contrafactual em adultosCapacitação para educadores de abrigo de crianças e adolescentes: identificando representações sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PAIVA, Juliana Cavalcante Marinho; BENDASSOLLI, Pedro Fernando  e  TORRES, Camila Costa. Sentidos e significados do trabalho: dos impedimentos às possibilidades do trabalho de pessoas com deficiências. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.1, pp. 218-239. ISSN 1808-4281.

O objetivo deste estudo foi compreender a relação das pessoas com deficiências e seu trabalho. Especificamente, buscou-se identificar os sentidos e significados atribuídos ao trabalho, e descrever os impedimentos da atividade concreta e as estratégias desenvolvidas para sua superação. Esse objetivo é inspirado na perspectiva teórica sócio-histórica e nas teorias da atividade, clínica da atividade em particular. A pesquisa foi realizada com 16 servidores de uma Instituição de Ensino Superior - IES, tratando-se de um estudo multi-métodos sequencial, transversal de orientação qualitativa, com utilização de técnicas de entrevista narrativa e criação fotográfica. Os resultados demonstraram o trabalho sendo caracterizado como uma necessidade, fonte de prazer, reconhecimento, socialização. Os impedimentos estiveram mais relacionados às condições ambientais da atividade, do que propriamente à condição da deficiência. Conclui-se que o acesso ao trabalho é uma importante ferramenta de inclusão social de pessoas com deficiência, e, nesse sentido, leis de reserva de vaga cumprem seu papel.

Palavras-chave : trabalho; deficiência; reserva de vagas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License