SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Correlation between religiousness, spirituality and quality of life: a review of literatureTransexuality in Narratives of Life Stories About Childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

RODRIGUES, Luciana  and  HENNIGEN, Inês. Na cena jornalística: incitamentos à vontade de família. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp. 465-483. ISSN 1808-4281.

Este trabalho problematiza discursos midiáticos acerca de duas estratégias que operam na garantia ao direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes: os serviços de acolhimento e a adoção. Com base em referenciais teórico-metodológicos foucaultianos e do campo do jornalismo, analisamos uma série e um programa jornalístico televisivo de modo a investigar como essas estratégias são visibilizadas. Constatamos a produção de regimes de verdade que nos convocam a olhar os sujeitos, os quais passaram pelos serviços de acolhimento, sob a ótica do abandono e da perda da infância, e mostramos como tal construção se articula e contribui para compor o incitamento a uma vontade de família. Discutimos as formas como se operam proposições de verdades no território midiático e seus efeitos subjetivos, e colocamos em questão o que se enuncia a luz da concepção foucaultiana de governamentalidade.

Keywords : crianças; família; verdade; jornalismo; subjetividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License