SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2The family's living together in the socio-educational process of adolescents in freedom's deprivationThe Impact of Mobbing on stress at work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Elementos do aconselhamento multicultural aplicados à psicoterapia em contexto etnopsicológico. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp. 587-607. ISSN 1808-4281.

Este estudo teórico tem por objetivo refletir sobre os principais aspectos do aconselhamento multicultural que podem ser aplicados às intervenções etnopsicológicas, tendo como cenário as práticas psicológicas ocorridas em um terreiro de umbanda. São enfatizados os elementos típicos do aconselhamento multicultural, adotados pela Association for Multicultural Counseling and Development. No atendimento aos médiuns, embora na maioria das vezes as queixas não se refiram à espiritualidade, há que se considerar constantemente o universo religioso de imersão desses clientes, devendo o profissional não apenas acolher esses registros, como compreendê-los dentro de um modelo complexo de referência que leve em conta a autoconsciência cultural, a sensibilidade ao próprio patrimônio cultural, bem como a necessidade de reconhecer as suas fontes de desconforto com as diferenças que existem entre si e os clientes em termos de etnia e cultura, considerando o propósito de uma prática psicológica mestiça e diversa.

Keywords : etnopsiquiatria; aconselhamento psicológico; psicoterapia; cultura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License