SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Transições cotidianas entre a família e a escola: atividades e relações de crianças nesses contextos ecológicosAspectos conceituais e metodológicos da resiliência psicológica: uma análise da produção científica brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

CAMARGO, Janaina Franciele; SALOMAO, Nádia Maria Ribeiro; AQUINO, Fabíola de Sousa Braz  e  NUNES, Laísy de Lima. Os gestos na comunicação mãe-bebê: um estudo longitudinal. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp. 652-670. ISSN 1808-4281.

Segundo a perspectiva da interação social dos estudiosos da linguagem, esta se desenvolve por meio de interações bidirecionais estabelecidas entre adulto e criança desde as idades iniciais. O objetivo do estudo foi analisar a comunicação entre mãe e bebê na fase pré-verbal da criança. Participaram do estudo seis díades, filmadas em situação de brincadeira livre aos 6, 9 e 12 meses de idade do bebê. Os resultados demonstraram que, especialmente aos 9 meses, ocorrem mudanças, de modo que o gesto dêitico de alcançar deixa de ser única categoria utilizada pela criança e passa a ser substituído pelo gesto de apontar. Foi verificado também que os gestos representativos foram observados apenas a partir desta idade. Os gestos dêiticos mais utilizados no estabelecimento e manutenção de episódios interativos foram o de alcançar, por parte dos bebês, e o de mostrar, por parte das mães. Observou-se que mudanças nos gestos das crianças ao longo do seu desenvolvimento foram acompanhadas por mudanças nos gestos maternos. Tais resultados são relevantes no sentido de que contribuem para um maior conhecimento acerca da comunicação gestual mãe-bebê e do seu papel no desenvolvimento linguístico infantil.

Palavras-chave : relações mãe-bebê; desenvolvimento da linguagem; gestos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License