SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Aspectos conceituais e metodológicos da resiliência psicológica: uma análise da produção científica brasileiraHome-Literacy e os precursores da alfabetização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

BITTENCOURT, Isabella Goulart et al. Envolvimento paterno na mídia: publicações em revistas para pais e mães. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp. 688-707. ISSN 1808-4281.

Com as mudanças no contexto familiar, o pai vem ampliando seu papel, sendo a mídia um dos instrumentos que comunica, transmite e produz discursos sobre a paternidade. Neste estudo, tem-se como objetivo analisar o que as revistas Pais & Filhos e Crescer publicam sobre o pai e o envolvimento paterno. Para isso, sortearam-se 30 exemplares de cada revista, três por ano, de 2003 até 2013. Leram-se as reportagens e foram selecionadas as que se referiam ao pai. As 104 reportagens selecionadas da Revista Pais & Filhos e 94 da Revista Crescer foram analisadas conforme o conteúdo categorial temático segundo Bardin, utilizando-se o software ATLAS.ti. Como resultados, têm-se as categorias paternidade e família, com nove e cinco elementos temáticos respectivamente. Os elementos temáticos predominantes em paternidade são: o novo pai (n=58), pai como modelo (n=48) e papel do pai (n=41). Já relações familiares (n=36), educação de filhos (n=34) e conjugalidade e paternidade (n=27) predominaram na categoria família. Portanto, com base na análise dos dados, conclui-se que as revistas pesquisadas apontam para uma imagem de pai envolvido, que interage com seu filho, disponibiliza-se e se responsabiliza pelos cuidados à criança.

Palavras-chave : relações pai-filho; paternidade; mídia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License