SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Home-Literacy e os precursores da alfabetizaçãoAutorrelatos do amor no ciclo vital adulto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

DASCANIO, Denise; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira  e  FONTAINE, Anne Marie Germane Victorine. Intoxicação infantil por chumbo: uma análise discriminante entre os fatores de risco e de proteção. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp. 725-746. ISSN 1808-4281.

As habilidades sociais são reconhecidas como fator de proteção ao longo do desenvolvimento humano, contra os impactos dos fatores de risco. Neste estudo, considerando a situação de risco de crianças e adolescentes contaminadas por chumbo, buscou-se identificar as variáveis (habilidades sociais, práticas parentais, problemas de comportamento e competência acadêmica) que as diferenciam das não contaminadas e a possível função protetora das habilidades sociais sobre problemas de comportamento em ambos os grupos. Participaram desta pesquisa 100 crianças, suas mães e professores. Os problemas de comportamento, a competência acadêmica e as habilidades sociais das crianças foram avaliados pelo Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR); as habilidades sociais dos adolescentes pelo Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette). As práticas parentais foram avaliadas pelo Inventário de Estilos Parentais (IEP). Com base nas análises de variância, discriminante e de mediação, foi possível identificar diferenças entre os dois grupos, com maior comprometimento nas crianças contaminadas, exceto para a habilidade social de assertividade autoavaliada, cujo resultado apontou maior repertório para as crianças intoxicadas por chumbo. Comprovou-se também a função mediadora das habilidades sociais minimizando o impacto da plumbemia sobre os problemas de comportamento. O conjunto dos resultados reforça a ideia de que um repertório elaborado de habilidades sociais pode estar relacionado com a competência cognitiva das crianças e adolescentes.

Palavras-chave : habilidades sociais; intoxicação por chumbo; fatores de proteção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License