SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Intoxicação infantil por chumbo: uma análise discriminante entre os fatores de risco e de proteçãoRejeição entre pares - diálogo com o filme The Perks of Being a Wallflower índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

HERNANDEZ, José Augusto Evangelho et al. Autorrelatos do amor no ciclo vital adulto. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp. 747-763. ISSN 1808-4281.

Esta pesquisa transversal comparou grupos de pessoas de diferentes faixas etárias, adultos jovens, maduros e maiores de 50 anos. Foram verificadas possíveis modificações do amor ao longo do ciclo vital adulto. Participaram 211 sujeitos de ambos os sexos, envolvidos em tipos variados de relações amorosas, que responderam à Escala Triangular do Amor de Sternberg. Os resultados da análise de variância multivariada mostraram interações significativas entre os componentes do amor e as faixas etárias e entre os componentes do amor e o sexo dos participantes. Análises univariadas revelaram diferenças significativas em intimidade entre as faixas etárias. Além disso, os níveis de paixão, intimidade e compromisso dos homens foram mais elevados do que os das mulheres. Estes resultados foram discutidos à luz da literatura que aborda a Teoria Triangular do Amor.

Palavras-chave : psicologia do amor; paixão; intimidade; compromisso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License