SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Vivências e Expectativas de Mães com Recém-nascidos Pré-termo Internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MUNDIM, Maria Célia Bruno  e  WECHSLER, Solange Muglia. Excelência criativa em mulheres brasileiras. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.3, pp. 797-813. ISSN 1808-4281.

Considerando o aumento de mulheres em posição de destaque nos diversos setores da sociedade, esta pesquisa buscou investigar os estilos de pensar e criar, e verificar as diferenças nos fatores ambientais e psicológicos que influenciam a excelência criativa de mulheres brasileiras em diferentes áreas. A amostra foi composta por 20 mulheres (11 reconhecidas por excelência criativa por meio de premiações e 9 não reconhecidas por excelência criativa e sem premiações). Os instrumentos foram um Roteiro de Entrevista, a Escala de Estilos de Pensar e Criar e um Roteiro de Análise de Produção Criativa. O teste Mann-Whitney foi utilizado para comparar as diferenças existentes entre as mulheres com excelência criativa e as não criativas.Quanto às entrevistas, foi feita uma análise de conteúdo e utilizado o Qui-quadrado para as categorias de respostas. Houve diferenças significativas entre os dois grupos de mulheres nos conteúdos das entrevistas. Conclui-se sobre a importância de conhecer os fatores que auxiliam o alcance da excelência.

Palavras-chave : talento; gênero; criatividade; excelência; mulher.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License