SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Going beyond the punishment: (re)building the responsibility socioeducacional conceptViolence, delinquency and antisocial tendency. The experience of treating children victimized by violence in a slum in Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

SCHMIDT, Beatriz; BOLZE, Simone Dill Azeredo; VIEIRA, Mauro Luis  and  CREPALDI, Maria Aparecida. Relacionamento conjugal e características sociodemográficas de casais heteroafetivos. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.3, pp. 871-890. ISSN 1808-4281.

O presente estudo objetivou descrever a relação entre relacionamento conjugal e características sociodemográficas em arranjos familiares heteroafetivos. Participaram da pesquisa 208 adultos (104 mulheres e 104 homens), com média de 30 a 40 anos de idade e 10 anos de relação conjugal. Os instrumentos utilizados foram o Questionário Sociodemográfico e o Questionário Floreal. Os dados da pesquisa foram submetidos ao Statistical Package for Social Sciences e analisados de forma descritiva e inferencial. A relação de casal dos respondentes se caracterizou, em média, por harmonia conjugal. Identificou-se que quanto menor a renda e menor a escolaridade, mais os cônjuges referiram interações permeadas por reciprocidade negativa e evitação. No mesmo sentido, o número de pessoas residentes no domicílio familiar também se apresentou positivamente relacionado à emergência de brigas, discussões, trocas de acusações e sentimentos de desigualdade entre o casal, bem como à retração feminina com o intento de evitar conflitos conjugais. As mulheres pareceram mais sensíveis às relações entre conjugalidade e variáveis sociodemográficas em comparação aos homens.

Keywords : relações conjugais; relações homem-mulher; demografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License