SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3The Spectator's Experience: Reception, Audience or Emancipation?Common mental disorders and its association with sociodemographic variables and occupational stressors: a gender analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

PERES, Sávio Passafaro. A fenomenologia de Husserl no contexto da psicologia na virada para o século XX. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.3, pp. 986-1005. ISSN 1808-4281.

Neste artigo buscamos esclarecer como a fenomenologia de Husserl situa-se no contexto da psicologia na passagem para o século XX. Focamos especialmente na obra Investigações Lógicas, que marca a virada de Husserl à fenomenologia. Inicialmente, examinamos o surgimento da Psicologia Experimental na Alemanha para, posteriormente, examinarmos a influência que Husserl exerceu em algumas dessas escolas na primeira década do século XX e, em particular, nas escolas de Würzburg, Göttingen, Berlim e Munique. Constatamos que a fenomenologia de Investigações Lógicas foi recebida como uma forma de psicologia descritiva, cujo intuito seria a preparação conceitual para a elaboração de uma psicologia empírica.

Keywords : fenomenologia; psicologia fenomenológica; história da psicologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License