SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3A Experiência do Espectador: Recepção, Audiência ou Emancipação?Transtornos mentais comuns e associação com variáveis sociodemográficas e estressores ocupacionais: uma análise de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PERES, Sávio Passafaro. A fenomenologia de Husserl no contexto da psicologia na virada para o século XX. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.3, pp. 986-1005. ISSN 1808-4281.

Neste artigo buscamos esclarecer como a fenomenologia de Husserl situa-se no contexto da psicologia na passagem para o século XX. Focamos especialmente na obra Investigações Lógicas, que marca a virada de Husserl à fenomenologia. Inicialmente, examinamos o surgimento da Psicologia Experimental na Alemanha para, posteriormente, examinarmos a influência que Husserl exerceu em algumas dessas escolas na primeira década do século XX e, em particular, nas escolas de Würzburg, Göttingen, Berlim e Munique. Constatamos que a fenomenologia de Investigações Lógicas foi recebida como uma forma de psicologia descritiva, cujo intuito seria a preparação conceitual para a elaboração de uma psicologia empírica.

Palavras-chave : fenomenologia; psicologia fenomenológica; história da psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License