SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Transtornos mentais comuns e associação com variáveis sociodemográficas e estressores ocupacionais: uma análise de gêneroGrupos de convivência para idosos: participantes, egressos e desinteressados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ROSA, Carlos Mendes; VERAS, Lana  e  ASSUNCAO, Alysson. Reflexos do tempo: uma reflexão sobre o envelhecimento nos dias de hoje. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.3, pp. 1027-1044. ISSN 1808-4281.

Reflexões sobre a maneira como lidamos com o envelhecimento, com os sinais da passagem do tempo e com a finitude, são colocadas em cena neste artigo. A morte, na sociedade ocidental dos tempos atuais, tem sido, frequentemente, tratada com negação e com evitação. De modo que o envelhecer, como sua antessala, é muitas vezes associado a estereótipos de obsolescência, devendo ser evitado ou camuflado. As repercussões do desencontro entre uma subjetividade imortal e um corpo envelhecido podem estar ligadas a vivências de sofrimento que não vêm encontrando amplos espaços de expressão e acolhimento em uma sociedade atravessada pelo imperativo da felicidade, pela espetacularização, pelo culto da performance e pela patologização e medicalização da tristeza. Os autores encontraram - no diálogo com obras artísticas da literatura, da escultura e da fotografia - a possibilidade de pensar alguns dos sentidos do envelhecer e da finitude na contemporaneidade.

Palavras-chave : tempo; envelhecimento; morte; desamparo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License