SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Reflexos do tempo: uma reflexão sobre o envelhecimento nos dias de hojeA terapia cognitivo-comportamental em grupo no Transtorno de Ansiedade Social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MOURA, Aline Oliveira Dias  e  SOUZA, Luciana Karine de. Grupos de convivência para idosos: participantes, egressos e desinteressados. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.3, pp. 1045-1060. ISSN 1808-4281.

Grupos de Convivência (GCs) para idosos são idealizados como locais de excelência na oferta de lazer ao idoso. Essa idealização pode limitar a busca por práticas de lazer mais condizentes com interesses e necessidades do envelhecente. Investigar os motivos da participação, da saída e do desinteresse por GCs é raro na literatura, mas socialmente relevante. Foram entrevistados 12 idosos participantes de GC, 12 egressos e 12 desinteressados sobre motivos da participação, saída, ou desinteresse por GCs. Além de motivos familiares e de saúde, foram evidentes as justificativas sobre relações com os profissionais e colegas e diferenças entre GCs, tanto quanto à programação, como à acessibilidade urbana ao local. Idosos desinteressados de GCs relataram grande ocupação do tempo livre com atividades prazerosas, de descanso e de desenvolvimento pessoal e social.

Palavras-chave : idoso; atividades de lazer; tempo livre.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License