SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3A terapia cognitivo-comportamental em grupo no Transtorno de Ansiedade SocialA profissionalização da Psicologia em Angola: um percurso em construção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SOUZA, Fernando Baptista de et al. Avaliação das concepções de educadores de escolas públicas e particulares sobre uso de drogas: um estudo exploratório. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.3, pp. 1081-1095. ISSN 1808-4281.

O uso abusivo de drogas configura-se como um grave problema de saúde pública. O presente trabalho buscou identificar as principais crenças e conhecimentos de educadores sobre o uso de drogas. Participaram do estudo 105 educadores de escolas públicas e 399 de escolas particulares da cidade de São Paulo. A coleta de dados ocorreu a partir da aplicação de um questionário fechado, de autopreenchimento e anônimo. Aproximadamente 32% dos educadores de escolas públicas e 44% de escolas particulares afirmaram não ter conhecimento suficiente sobre o tema. Além disso, cerca de 50% dos educadores afirmaram ser a maconha a porta de entrada para o uso de outras drogas e 64% dos educadores de escolas públicas e 46% de escolas particulares concordaram que as drogas provocam apenas a ilusão do prazer. Os dados indicam a necessidade da implementação de programas de capacitação, desconstruindo crenças baseadas no senso comum e facilitando o acesso desse público a conteúdos científicos.

Palavras-chave : abuso de drogas; prevenção; professores; adolescente; educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License