SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 special issueFor a non modern psychology: the ResearchWITH as a mesopolitical practiceA plot woven with many threads: the handcraft process of researching in the Actor-Network Theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

SANTOS, Maria Aparecida dos. O pesquisador de fronteira e outras subjetivações: uma questão de método. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.spe, pp. 1160-1180. ISSN 1808-4281.

O objetivo geral deste artigo é cartografar caminhos e vicissitudes do pesquisador de fronteira, aquele que, encarnado na sua pesquisa, assume politicamente sua posição de buscar novos caminhos textuais para suas reflexões acerca da ciência e de suas práticas, incluindo a questão do método. Inspirada na Teoria do Ator-Rede, sigo pistas dos actantes envolvidos na entrada das terapias naturais, integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde - SUS brasileiro. Pergunto como é pesquisar na fronteira e reflito sobre as subjetivações produzidas no processo de pesquisar desse lugar inquietante.

Keywords : fronteira; teoria do ator-rede; terapias naturais, integrativas e complementares no SUS.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License