SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número especialUma trama tecida com muitos fios: o pesquisar como processo artesanal na Teoria Ator-RedeNa contramão da História: um estudo das estratégias de pesquisa psicológicas à luz da TAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

COELHO, Ana Paula Pereira  e  AZAMBUJA, Patrícia. Ações, Rastros e Controvérsias Online/ Offline: possibilidades metodológicas a partir da Teoria Ator-rede. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.spe, pp. 1201-1223. ISSN 1808-4281.

O processo de convergência midiática nos oferece um campo vasto e complexo de práticas cotidianas e comportamentais. Ações virtuais, invariavelmente, trazem à tona dimensões que envolvem, em um primeiro momento, ações simples e conversações em rede. A partir das quais, um olhar mais cuidadoso, revela com igual força condições tecnológicas, materiais, visibilidade social, questões humanas, culturais, políticas, entre outras - com curiosa fluidez para algumas situações que transitam livremente entre os espaços online e offline, entre o público e o privado, entre meios interpessoais e massivos etc. A partir desse cenário, e utilizando um caso específico como ponto de partida, propomos a produção de um pequeno mapa de conexões, empregando a Teoria Ator Rede (TAR) como possibilidade metodológica. A partir de uma escrita etnográfica (em contexto virtual) buscamos rastrear vínculos e estabilizar uma rede que nos permitisse compreender, mesmo que parcialmente, os múltiplos fluxos e associações proporcionadas pelos dispositivos de comunicação (digitais e/ou convencionais).

Palavras-chave : redes sociais; sociotécnica; teoria ator-rede; metodologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License