SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número especialO que o olho não vê o coração também sente: como cuidar do invisível que nos salta aos olhosUm convite para um começo de conversa sobre a graduação em Psicologia: pensando uma versão da Psicologia do Desenvolvimento pela TAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

BERNARDES, Anita Guazzelli  e  MARQUES, Camilla Fernandes. Narrativas de existência: da lepra a hanseníase. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.spe, pp. 1291-1302. ISSN 1808-4281.

O artigo focaliza modalidades de existência, as quais são constituídas a partir da articulação entre a lepra e a hanseníase. Parte da análise de narrativas de campo, frutos de uma pesquisa em que se objetiva a problematização das relações entre perfil epidemiológico e atenção à saúde. O campo de discussão sustenta-se entre ferramentas conceituais pós-estruturalistas e aquelas da Teoria Ator-Rede. O texto discute a infâmia que caracteriza os efeitos das políticas que compõem modalidades de existência produzidas pela lepra e pela hanseníase. A partir disso, volta-se para considerar outros elementos que também compõem a rede entre a lepra e a hanseníase, mas que engendram outras formas de existência, outras ontologias.

Palavras-chave : hanseníase; narrativa; ontologia; rede.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License