SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 special issueExistence narratives: from leprosy to Hanse's diseaseThe care at school: expanding the possibilities of caring author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

SOARES, Luciana Loyola Madeira. Um convite para um começo de conversa sobre a graduação em Psicologia: pensando uma versão da Psicologia do Desenvolvimento pela TAR. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.spe, pp. 1303-1328. ISSN 1808-4281.

Apresentamos uma reflexão sobre as práticas na graduação em Psicologia, partindo de uma breve revisão histórica e crítica da Psicologia do Desenvolvimento. Caminhamos pelas formulações iluministas da Ciência Moderna que deram sustentação ao projeto racionalista e individualista enredado na lógica do liberalismo econômico e que colocou o conhecimento voltado para a técnica e leis de mercado no centro do projeto de formação universitária. Apontamos que tais formulações contribuíram para o estabelecimento de uma apolítica noção de desenvolvimento humano, assim como para as práticas de ensino e aprendizagem na referida disciplina e na graduação como um todo. Propomos uma perspectiva ao estudo do desenvolvimento humano que se vincule à presença do outro: a problematização através de práticas éticas em sala de aula na graduação em Psicologia. Apontaremos a Teoria Ator-Rede (TAR) como suporte teórico para uma atitude investigativa para o docente, por fornecer condições para pensarmos o desenvolvimento humano a partir das experiências tecidas em redes e conexões, onde os afetos e a criatividade têm vez, e não só o tecnicismo, a competição, a adaptabilidade e o adestramento.

Keywords : psicologia do desenvolvimento; ciência moderna; TAR.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License