SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 special issueCirculation of children and adolescents in network by the Program for the Eradication of Child Labour (PETI)Following the affirmative action policies in higher education by the techno-social networks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

NOBRE, Júlio César de Almeida  and  NAVES, Andréa Magalhães. A Produção da Educação Superior no Brasil: analisando controvérsias acerca da EAD. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.spe, pp. 1363-1382. ISSN 1808-4281.

Este trabalho tem como finalidade realizar uma análise sobre a produção da Educação Superior no Brasil, em uma atualidade de intensa instabilidade acerca das controvérsias da Educação a Distância - EAD. Para tal, utilizaremos o referencial teórico-metodológico da Teoria Ator-Rede, visto que tal abordagem se apresenta como bastante potente para análise de instáveis coletivos. A TAR nos remete a alianças, fluxos de elementos heterogêneos, mediações - entendidas como humanas e não humanas - capazes de mobilizar, modificar, potencializar as conexões que articulam seus processos. A pesquisa tem como objetivo traçar, portanto, um relato cartográfico de mediações que produzem e são produzidas por aquilo que entendemos por educação a distância. Buscamos produzir um relato, através de diversos mediadores, onde é possível identificar o posicionamento de grupos e antigrupos. Encontramos argumentos articulados a EAD como uma educação superior em expansão, tendo o avanço da tecnologia atrelada a esse desenvolvimento e porta-vozes importantes que lutam por uma tradução do ensino superior articulado ao ensino público, laico e presencial. Trata-se de um relato descritivo de controvérsias concebidas como um importante observatório para o rastreamento de redes, visto que um coletivo, quando fortemente instável, deixa mais exposto o trabalho dos mediadores e acaba por facilitar sua própria cartografia.

Keywords : educação; teoria ator-rede; educação a distância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License