SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número especialA Produção da Educação Superior no Brasil: analisando controvérsias acerca da EADDo mal-entendido promissor à multiplicação de vozes: considerações acerca das estratégias metodológicas para a elaboração de uma cartografia de organizações da sociedade civil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

GONZALES, Zuleika Köhler  e  GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima. Seguindo as políticas de ação afirmativa no ensino superior pelas redes tecnossociais. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.spe, pp. 1383-1397. ISSN 1808-4281.

Este artigo tem como objetivo abordar a política de ação afirmativa para o ingresso no ensino superior, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através da rede de associações que se faz em nome da igualdade e que se compõe por argumentos e controvérsias materializadas em diferentes formas. Para isso delineamos alguns procedimentos que formam o caminho de acesso à universidade através da reserva de vagas pelo quesito social e étnico racial. Consideramos esses procedimentos como redes que conectam tecnologias, resoluções legais, instituições e candidatos ao vestibular e, portanto, performadoras de realidades e versões de ensino superior. Para a discussão nos valemos dos estudos cosmopolíticos da ciência sobre as redes tecnossociais realizados por Latour, Stengers e Despret. Esperamos com este estudo, fomentar o debate de enfrentamento das desigualdades sociais pela via das ações afirmativas nas universidades, entendendo que é um debate que gera sempre controvérsias e está sempre agregando outros argumentos e ações.

Palavras-chave : políticas de ação afirmativa; redes tecnossociais; ciência cosmopolítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License