SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número especialSeguindo as políticas de ação afirmativa no ensino superior pelas redes tecnossociaisO Plano Juventude Viva e a rede de políticas de juventude para enfrentamento à violência em Alagoas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PEDRO, Rosa Maria Leite Ribeiro  e  MOREIRA, Mariana de Castro. Do mal-entendido promissor à multiplicação de vozes: considerações acerca das estratégias metodológicas para a elaboração de uma cartografia de organizações da sociedade civil. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.spe, pp. 1398-1412. ISSN 1808-4281.

O presente artigo objetiva explorar algumas das estratégias de produção de conhecimento, a partir dos desafios e possibilidades geradas pela Teoria Ator-Rede (TAR) no campo da pesquisa em Psicologia. Tomamos como porta de entrada para tal exploração uma pesquisa por nós realizada, lançando um olhar especial para o campo dos projetos sociais como territórios de ação ou dispositivos que dão materialidade às assim chamadas Organizações da Sociedade Civil (OSC). Dois aspectos se revelaram particularmente férteis nesse processo: a noção de mal-entendido promissor (Despret, 1999) e a de cartografia de controvérsias (Latour, 2005). Concluímos apontando a potência metodológica e ontológica desses conceitos que possibilitam, por um lado, multiplicar vozes e versões e, por outro, reconhecer provisoriedade, parcialidade e incompletude de qualquer diagnóstico dos tempos atuais, além de comprometer o pesquisador com o que ele "faz existir" em sua pesquisa.

Palavras-chave : psicologia; teoria ator-rede; cartografia; controvérsias; organizações da sociedade civil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License