SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número especialDo mal-entendido promissor à multiplicação de vozes: considerações acerca das estratégias metodológicas para a elaboração de uma cartografia de organizações da sociedade civilCiência e política das drogas: as controvérsias em torno das políticas públicas de internação compulsória índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

FAUSTINO, Graciele Oliveira  e  HUNING, Simone Maria. O Plano Juventude Viva e a rede de políticas de juventude para enfrentamento à violência em Alagoas. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.spe, pp. 1413-1432. ISSN 1808-4281.

Neste artigo, discutimos as políticas públicas de juventude para enfrentamento à violência, que estão sendo desenvolvidas em Alagoas. Utilizamos a Teoria Ator-Rede e considerando a implantação do Plano Juventude Viva (PJV) buscamos contribuir com o campo de estudo da juventude e políticas públicas, analisando especificamente as controvérsias em torno da constituição do público alvo e das propostas do referido plano em Alagoas. Nossa análise indica a imprecisão na delimitação do segmento da juventude a quem se destina o plano, a fragilidade da ação intersetorial e a falta de especificidade de intervenção desses programas sobre condições históricas de exclusão da juventude no estado, dentre as quais o racismo.

Palavras-chave : políticas públicas; juventude; violência; teoria ator-rede.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License