SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número especialEl Plano Juventude Viva y la red de políticas de juventud para enfrentar la violencia en AlagoasReflexiones sobre elacto de engaño bajo la perspectiva de la ANT índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

PONTES, Alexandre Kerr; MEZA, Ana Paula Santos  y  BICALHO, Pedro Paulo Gastalho de. Ciência e política das drogas: as controvérsias em torno das políticas públicas de internação compulsória. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.spe, pp. 1433-1450. ISSN 1808-4281.

Propõe-se, no âmbito deste trabalho, problematizar a discussão acerca das internações compulsórias, a partir de apontamentos para as controvérsias que têm habitado as propostas de políticas públicas contemporâneas, as quais emergem da temática das drogas no Brasil. Entende-se que tal debate converge para o plano da articulação entre ciência, sociedade e tecnologia, composição de forças heterogêneas que produzem o que se toma por realidade. Em meio a tais controvérsias, propomos, com base na Teoria Ator-Rede, traçar uma cartografia das redes que fazem circular e acabam por produzir aquilo que entendemos por internações compulsórias. As controvérsias rastreadas nos conduziram a uma relação indissociável entre a construção de verdades e a produção política. Os modos de conhecer - e a consequente produção de saberes - produzem mundos que compõem territórios existenciais na contemporaneidade: ontologias que se constituem a partir do caráter performativo das práticas sociais.

Palabras clave : drogas; ciência; políticas públicas; controvérsias; internação compulsória.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License