SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número especialReflexiones sobre elacto de engaño bajo la perspectiva de la ANT índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

MOTA, Jéssica Maíres Severino; THOMAZ, Marcos Vinícius  y  QUEIROZ E MELO, Maria de Fátima Aranha de. O jogo The Sims como tela de projeção e elaboração de experiências. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2015, vol.15, n.spe, pp. 1465-1483. ISSN 1808-4281.

Articulando a Psicologia com o trabalho de experimentação digital, investigamos a utilização do jogo de simulação virtual The Sims como tela projetiva, buscando seguir a elaboração de vivências de um grupo de pré-adolescentes moradores de uma casa abrigo. Para tanto, foram realizadas, ao longo de 2013, oficinas na Lan House de uma universidade com o intuito de compreender como os participantes utilizavam o jogo para ressignificar os fatos de suas vidas. Utilizando como suporte teórico metodológico a Teoria Ator-Rede, seguimos, no jogo, as falas e os movimentos dos participantes para montar um registro que nos permitisse levantar hipóteses sobre a maneira como se projetavam nos cenários montados.

Palabras clave : teoria ator-rede; casa lar; tela de projeção.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License