SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Con(textos), indecidíveis e brisuras: a desconstrução derridiana em associações ao feminino e à maternidadeHomofobia na construção das masculinidades hegemônicas: queerizando as hierarquias entre gêneros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SOARES, Indiara Ribeiro; CENCI, Cláudia Mara Bosetto  e  OLIVEIRA, Luiz Ronaldo Freitas de. Mães no cárcere: percepção de vínculo com os filhos. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 27-45. ISSN 1808-4281.

O presente estudo relata histórias de vida de mães que cumprem pena em regime fechado, tendo por objetivo identificar sua percepção dos vínculos mantidos com os filhos durante o período de reclusão. Nesse período, as mães deixam de exercer os cuidados necessários sob os filhos, ocorrendo o rompimento das funções maternas. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, exploratório e descritivo que utilizou como estratégia, para coleta de dados, a entrevista semiestruturada, que foram gravadas e transcritas para categorização e análise. Foi identificado que a percepção sobre a importância da maternidade e a necessidade de cuidar dos filhos serviu de motivação para o cumprimento da pena e superação dos limites impostos pelo sistema carcerário.

Palavras-chave : vínculo afetivo; mães e filhos; cárcere feminino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License