SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Homophobia in the making of hegemonics masculinities: queering the hierarchies between gendersWork and suicide: an ultimate resistance gesture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

LEMOS, Flávia Cristina Silveira; GALINDO, Dolores Cristina Gomes; BRITO NETO, José Araújo de  and  TRUJILLO, Diego Henrique da Silva. Adolescentes e uso de drogas na visão do UNICEF. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 68-85. ISSN 1808-4281.

Este artigo objetivou apresentar resultados de pesquisa sobre documentos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), referentes ao tema adolescentes e drogas. Como metodologia, foi realizada uma análise histórica documental, a partir de ferramentas teóricas e metodológicas da História Cultural e da Psicologia Social e Institucional, as quais constituíram os arcabouços deste trabalho. Entre os documentos selecionados da página do UNICEF na internet, durante o período da Nova República brasileira, desde a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, até 2012, estão relatórios específicos sobre a situação da adolescência brasileira. Foram trabalhadas práticas acionadas por essa agência multilateral frente à questão das drogas e dos adolescentes, sendo interrogadas e analisadas em seus efeitos e delineamentos, na garantia de direitos desse segmento social. Entre os resultados, é possível destacar a tentativa do UNICEF em afirmar uma visão de vulnerabilidade dos adolescentes face às drogas e um conjunto de recomendações ao Brasil para lidar com essa situação.

Keywords : adolescentes; direitos e drogas; políticas públicas; UNICEF; documentos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License