SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Comparisons between teachers' educational practices, social skills and students' problem behaviorFather coping face to the congenital malformation of son before and after the birth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

MAGALHAES, Karin Cristina de Souza Moraes  and  SANTOS, Sheila Daniela Medeiros dos. Expressões da violência na escola: relações paradoxais presentes nas publicações científicas brasileiras. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 161-179. ISSN 1808-4281.

Esta pesquisa objetiva analisar o modo como as expressões da violência, no contexto escolar, são problematizadas pelas principais publicações acadêmico-científicas nacionais na atualidade. Para efetivar esse estudo de cunho marcadamente teórico realizou-se um levantamento bibliográfico das principais produções teóricas no período de 2000-2013: livros que constam na base de dados da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, e artigos científicos publicados em periódicos nas áreas da Educação e da Psicologia. Os estudos realizados, fundamentados na Psicologia Histórico-Cultural (Vigotski, 1997, 2004), apontaram para o fato de que as expressões da violência na escola referem-se a elementos mediadores concretos da cultura instituídos pela atividade consciente do homem. Conclui-se que um caminho plausível para minimizar a violência na educação escolar aponta para a ênfase em práticas participativas na relação entre a escola e a comunidade, a concretização da cidadania e o reconhecimento da dignidade humana.

Keywords : psicologia histórico-cultural; violência; escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License