SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Comparações entre práticas educativas de professores, habilidades sociais e problemas de comportamento de alunosEnfrentamento do pai frente à malformação congênita do filho antes e depois do nascimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MAGALHAES, Karin Cristina de Souza Moraes  e  SANTOS, Sheila Daniela Medeiros dos. Expressões da violência na escola: relações paradoxais presentes nas publicações científicas brasileiras. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 161-179. ISSN 1808-4281.

Esta pesquisa objetiva analisar o modo como as expressões da violência, no contexto escolar, são problematizadas pelas principais publicações acadêmico-científicas nacionais na atualidade. Para efetivar esse estudo de cunho marcadamente teórico realizou-se um levantamento bibliográfico das principais produções teóricas no período de 2000-2013: livros que constam na base de dados da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, e artigos científicos publicados em periódicos nas áreas da Educação e da Psicologia. Os estudos realizados, fundamentados na Psicologia Histórico-Cultural (Vigotski, 1997, 2004), apontaram para o fato de que as expressões da violência na escola referem-se a elementos mediadores concretos da cultura instituídos pela atividade consciente do homem. Conclui-se que um caminho plausível para minimizar a violência na educação escolar aponta para a ênfase em práticas participativas na relação entre a escola e a comunidade, a concretização da cidadania e o reconhecimento da dignidade humana.

Palavras-chave : psicologia histórico-cultural; violência; escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License