SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Expressions of violence in the school: paradoxical relations in Brazilian scientific publicationsInternet addiction and social skills in adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

SILVA, Elisabeth Hellen Pereira da; GIRAO, Emmanuela da Rocha Cruz  and  CUNHA, Ana Cristina Barros da. Enfrentamento do pai frente à malformação congênita do filho antes e depois do nascimento. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 180-199. ISSN 1808-4281.

Todo casal idealiza um filho saudável, o que não ocorre quando existe uma malformação congênita. Poucos estudos consideram as expectativas e enfrentamento paternos diante da malformação de seu filho, objetivo deste estudo. Investigaram-se possíveis diferenças em indicadores de depressão e modos de enfrentamento em 12 pais divididos em dois grupos: grávidos e com filhos entre 3 e 5 anos. O diagnóstico da malformação ocorreu durante a gravidez de suas mulheres, atendidas em uma maternidade pública do Rio de Janeiro. Foram utilizados o Questionário "Momento da Notícia", o Inventário de Depressão (BDI) das Escalas Beck e a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP). No total dos pais, constatou-se que 66,7 % recebeu o diagnóstico por médicos, considerando a comunicação do diagnóstico como positiva. Observou-se que 75% dos pais reagiram negativamente, ainda que as repercussões da malformação para o casal tenham sido avaliadas como positiva por 83, 33% do total de pais. Sentimentos negativos, como tristeza, foram relatados por todos os pais, ainda que 91,2% dos pais de ambos os grupos apresentaram sinais mínimos de depressão. O enfrentamento mais prevalente pela EMEP para ambos os grupos foi o "Focalizado no Problema", seguido de "Busca de práticas religiosas". Embora sem diferenças entre os grupos, conclui-se que a malformação do filho representa impacto emocional no enfrentamento paterno.

Keywords : pai; malformação congênita; enfrentamento; depressão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License