SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Os Primórdios da Psicanálise e a insuficiência do descritivismoAtravessamento ético-político na experiência em pesquisa em História Social da Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

HART, Jennifer; MOSMANN, Clarisse Pereira  e  FALCKE, Denise. Manejo do dinheiro pelo casal e infidelidade financeira. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 260-276. ISSN 1808-4281.

O manejo do dinheiro constitui-se como um dos principais motivos de conflito conjugal. Dessa forma, esse artigo teve como objetivo investigar o manejo do dinheiro pelo casal e as situações de infidelidade financeira. Realizou-se um estudo quantitativo com delineamento descritivo, comparativo e correlacional. Participaram 143 casais, casados oficialmente ou morando juntos, entre 19 e 81 anos. Aplicou-se dois questionários, um sociodemográfico e um sobre manejo do dinheiro. Foram feitas análises estatísticas descritivas e inferenciais. Os resultados revelaram que 58% utiliza o sistema de gestão compartilhada do dinheiro. A maioria (93,5%) afirma nunca ter cometido situações de infidelidade financeira. Ao contrário de estudos prévios, não foram evidentes conflitos significativos em relação ao manejo do dinheiro e sim associação entre infidelidade financeira e renda do casal.

Palavras-chave : casal; finanças; relacionamento conjugal; conflito conjugal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License