SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Atravessamento ético-político na experiência em pesquisa em História Social da Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PINEDA, María Andrea  e  SCHERMAN, Patricia. Estudos experimentais da percepção da profissionalização da Psicologia na Argentina. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.1, pp. 295-316. ISSN 1808-4281.

O presente trabalho questiona o lugar que ocuparam os estudos experimentais sobre a percepção na Psicologia argentina, depois de sua profissionalização. Descreve-se três grupos que sistematicamente dedicaram-se ao tema entre a década de 1960 e a década de 1980: CIAL, LIS e UNCy/UNSL. São analisadas suas figuras principais e suas linhas de pesquisa. Indaga sobre o grau de coesão que alcançaram como comunidade científica nacional e, a partir de uma perspectiva policêntrica, descreve sua inserção internacional. Por fim, aborda aspectos institucionais e culturais próprios dos cursos de psicologia na Argentina que atuaram limitando o desenvolvimento dos estudos experimentais sobre a percepção.

Palavras-chave : psicologia experimental; percepção; laboratórios; universidade; Argentina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License