SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Medicalização e governo da vida e subjetividades: o mercado da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

BRITO, Leila Maria Torraca de  e  ROCHA, Marisa Lopes da. Discutindo a indisciplina, a violência e o bullying na instituição escolar. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 332-345. ISSN 1808-4281.

Neste ensaio, procuramos apontar de que maneira a indisciplina, a violência escolar e o bullying vêm sendo enfocados na contemporaneidade. Mostramos também que a medicalização e a judicialização da vida são práticas que, além de ganharem maior visibilidade na sociedade, marcam forte presença no ambiente escolar. As redes de cuidado no ensino vêm priorizando tanto a medicalização como o tratamento dos alunos na condição de vítimas e de agressores. Concluímos evidenciando os seguintes pontos: (i) desinvestimento nas análises da (in)disciplina como efeito de um modo de organização das práticas escolares e nas mudanças do contexto educacional;(ii) enaltecimento do conceito de bullying; (iii) e implicação de profissionais da área de segurança no processo.

Palavras-chave : Indisciplina escolar; bullying; judicialização; medicalização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License