SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Síndrome de Burnout em agentes penitenciários: Uma revisão sistemática sob a perspectiva de gêneroHierarquia social e atribuição causal em auto e hetero-avaliações de desculpas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

OLIVEIRA, Nívia Lúcia de Andrade  e  OLIVEIRA, Isabel Fernandes de. Os psicólogos na assistência social: indícios de sua presença pré-SUAS. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 382-400. ISSN 1808-4281.

Os psicólogos foram inseridos oficialmente na Assistência Social, através do marco regulatório Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a partir de 2004. Entretanto, há registros esparsos indicando sua presença no campo assistencial antes desse período, mas tal inserção não foi sistematizada na literatura PSI. Este trabalho teve como objetivo investigar quais foram os serviços da Assistência Social que contavam com a presença do psicólogo no período de 1972-2003 em Natal/RN. Justifica-se esta delimitação temporal por Natal só ter psicólogo a partir do ano de 1972, e 2003 ser o ano imediatamente anterior ao do marco regulatório. É uma pesquisa de caráter documental, na qual foram consultadas 86 monografias que versam sobre os serviços da Assistência Social em Natal/RN, a fim de localizar a presença do psicólogo em tais serviços. Os resultados apontam para a inserção desse profissional em três áreas principais: excepcionalidade infantil, questão do “menor” e crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

Palavras-chave : Pesquisa; história; psicólogo; SUAS; menores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License