SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Hierarquia social e atribuição causal em auto e hetero-avaliações de desculpasO "olhar preconceituoso": Representações sociais sobre fotografias nas redes sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

LIMA, Diego Costa; BANDEIRA, Marina  e  OLIVEIRA, Marcos Santos de. Fatores associados à assertividade de familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 414-430. ISSN 1808-4281.

O objetivo do estudo foi avaliar os fatores sociodemográficos associados à assertividade de familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos. A amostra foi composta por 53 familiares que cuidavam de pacientes atendidos em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de uma cidade de porte médio de Minas Gerais. Os instrumentos de medida utilizados foram a Escala de Assertividade Rathus (RAS), que avalia um fator geral de inibição e três fatores específicos de timidez, agressividade e assertividade no sentido de fazer valer seus direitos, e um questionário sociodemográfico e clínico. Os resultados mostraram que ter menor grau de escolaridade e viver sozinho foram fatores preditores de maior grau de inibição e timidez, assim como menor agressividade e assertividade, e possuir um trabalho foi preditor de maior agressividade. Estes resultados apontam para subgrupos de familiares que necessitam de maior apoio e orientação para desenvolver as habilidades necessárias ao relacionamento com os pacientes, no desempenho do papel de cuidadores. Um melhor repertório de assertividade dos familiares, para saber lidar com os comportamentos dos pacientes, poderá contribuir para que eles tenham um menor grau de sobrecarga e melhores condições de prestar cuidados cotidianos aos pacientes. Intervenções psicoeducacionais em serviços de saúde mental poderão desenvolver estas habilidades.

Palavras-chave : fatores associados; assertividade; familiares cuidadores; pacientes psiquiátricos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License