SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Fatores associados à assertividade de familiares cuidadores de pacientes psiquiátricosMetas parentais de socialização da emoção e modelos de self: uma articulação conceitual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

KOELZER, Larissa Papaleo; CASTRO, Amanda; BOUSFIELD, Andréa Barbará S.  e  CAMARGO, Brigido Vizeu. O "olhar preconceituoso": Representações sociais sobre fotografias nas redes sociais. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 431-449. ISSN 1808-4281.

O objetivo deste estudo foi analisar comentários na internet oriundos de uma reportagem online envolvendo fotografias. As fotos apresentam uma mulher obesa, loira e branca, realizando diversas atividades em lugares públicos. As fotos destacam o olhar das pessoas que observam as ações desta mulher, sendo que nessa reportagem online tais olhares são associados à expressão de preconceito. Foram analisados 172 comentários online, dentre os quais 50% pertenciam a pessoas do sexo masculino. Cada comentário poderia ser classificado por outros internautas como positivo e 78% dos comentários postados foram positivados pelos participantes. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise lexical de conjuntos de segmentos de texto, na qual os comentários foram submetidos a uma Classificação Hierárquica Descendente (CHD) realizada pelo programa informático Iramuteq. As classes geradas após a análise apresentam elementos que indicam a atuação das normas sociais, por meio da atribuição de uma representação a outro, o que caracteriza a zona muda, por adequação à norma antidiscriminatória ou atribuição do preconceito justificado na ação do indivíduo alvo de discriminação. Desse modo, os resultados evidenciados pela CHD denotam que a obesidade parece ocupar espaço na zona muda nas representações sobre o "olhar preconceituoso".

Palavras-chave : preconceito; obesidade; fotografia; representações sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License