SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2O "olhar preconceituoso": Representações sociais sobre fotografias nas redes sociaisDa velhice estigmatizada à dignidade na existência madura: novas perspectivas do envelhecer na contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MENDES, Deise Maria Leal Fernandes; PESSOA, Luciana Fontes  e  CAVALCANTE, Lilia Iêda Chaves. Metas parentais de socialização da emoção e modelos de self: uma articulação conceitual. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 450-468. ISSN 1808-4281.

Este artigo discute a necessidade de articulação entre os conceitos de metas parentais de socialização da emoção e os modelos de desenvolvimento do self, ressaltando-se a importância teórica disto. Para tanto, argumenta que o estudo das metas de socialização remete, forçosamente, à investigação daquilo que os pais almejam para os filhos, especialmente em termos de experiências emocionais e do desenvolvimento de um self mais autônomo, mais interdependente ou relacional, ou autônomo-relacional. O tema, com o foco aqui proposto, tem sido pouco explorado pela literatura PSI, posto que são escassos os estudos que se dedicaram a investigar tal associação. O objetivo deste estudo foi o de propor uma reflexão, a partir de algumas referências teóricas e empíricas, as quais serviram de subsídios para um debate sobre metas parentais e seu impacto no desenvolvimento emocional e do self, de maneira articulada. A partir dessa discussão, espera-se salientar a relevância de uma nova linha de pesquisa na área da psicologia do desenvolvimento que abarque essa temática, na perspectiva de integração desses conceitos, antes assimilados de forma desarticulada.

Palavras-chave : metas; desenvolvimento; socialização; self; autonomia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License