SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2From old age stigmatized to dignity mature existence: new perspectives of ageing in contemporary timesExpectations related to the family reintegration: A study with adolescents with street history, relatives and social educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

CARVALHO, Emília Cristina Ferreira de  and  NASCIMENTO, Marcelo de Maio. Repercussões de um programa de atenção psicológica sobre a qualidade de vida de idosas praticantes do método Pilates. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 488-507. ISSN 1808-4281.

O presente estudo tem por fim apresentar a percepção da Qualidade de Vida (QV) de integrantes de um Programa de Atividade Física (PAF), em caráter interdisciplinar, o qual associou o método Pilates com atividades de um Programa de Atenção Psicológica (PAP), fundamentado nas Modalidades de Prática Psicológica (MPP). Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa, composta por 10 indivíduos do sexo feminino (64±2,4 anos), realizado na cidade de Petrolina-PE. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, submetidas à técnica da Análise de Conteúdo de Bardin, ao final, obteve-se cinco categorias: repercussões físicas e psíquicas, repercussões interpessoais, repercussões espirituais, repercussões de tempo e espaço e repercussões nos hábitos de vida. As narrativas demonstraram que a inclusão das MPP ampliaram os benefícios da prática do exercício físico (EF) à saúde. Conclui-se que os procedimentos interdisciplinares se apresentaram como medida eficiente à promoção da QV. Sendo assim, sugerem-se ações conjuntas entre profissionais de Educação Física e Psicologia na área do envelhecimento ativo do idoso.

Keywords : atenção psicológica; envelhecimento; método Pilates; interdisciplinaridade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License