SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Satisfação de crianças com a vida: as contribuições da família e da escolaPROMOVE-Crianças: efeitos de um treino em habilidades sociais para crianças com problemas de comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SEHN, Amanda Schöffel; PORTA, Daniele Dalla  e  SANTOS, Samara Silva dos. Fatores de risco na vida de adolescentes portugueses em conflito com a lei. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 568-589. ISSN 1808-4281.

Este trabalho teve como objetivo investigar variáveis, as quais poderão constituir-se como fator de risco para adolescentes que cumprem medida tutelar educativa. Para a coleta de dados foi utilizado o Questionário da Juventude Brasileira (Versão Fase II), o qual foi aplicado em 33 adolescentes que cumpriam medida tutelar educativa nos regimes aberto, semiaberto e fechado, em um centro educativo português. A partir de estatísticas descritivas, foi possível identificar as interações dos fatores individuais e contextuais que se constituem como risco para a prática infracional. Destacam-se como risco as práticas parentais ineficazes, o consumo de substâncias lícitas e ilícitas, bem como as fragilidades no contexto escolar. Nesse sentido, aponta-se para a importância de estratégias e de intervenções que potencializem os fatores de proteção e o desenvolvimento saudável dos adolescentes.

Palavras-chave : adolescência; risco; proteção; medida tutelar.

        · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License