SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Realidade virtual nas técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental: Transtornos de Traumas, Ansiedade e Depressão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ODDERA, Mariela González. Estudos sobre violência na família: os temas recorrentes em quatro décadas de pesquisa. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.2, pp. 644-662. ISSN 1808-4281.

O presente trabalho é uma contribuição para a historização da área de pesquisa sobre a violência na família. Nessa oportunidade, abordam-se tópicos recorrentes nos estudos sobre violência na família, tomando como unidade de análise, trabalhos de revisão realizados por pesquisadores, a partir da década de 1980. Três questionamentos são recorrentes na produção: por que as mulheres não abandonam a relação; como evolui a problemática da violência familiar; quais novas dimensões podem incluir-se na análise. Identificam-se hipóteses e modelos conceituais implicados tanto na formulação das perguntas, como nas múltiplas possíveis respostas. Conclui-se que os temas analisados expressam a diversidade constitutiva no campo da pesquisa sobre violência na família.

Palavras-chave : história; violência familiar; revisão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License