SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Carnivalas a tool of social inclusion of people with disabilitiesThe family in the context of hospitalization: a systematic revision author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

COSTA, Lizinara Pereira da  and  SANTOS, Samara Silva dos. Adolescente em conflito com a lei: revisando as contribuições de variáveis sociais, familiares e individuais. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 757-771. ISSN 1808-4281.

O objetivo deste artigo é reunir informações a partir da literatura PSI, a fim de aprofundar o conhecimento sobre os adolescentes em conflito com a lei, tomando como parâmetro o modelo teórico proposto por Shoemaker. O artigo foi dividido em seções de acordo com os três níveis de conceitualização de Shoemaker: nível estrutural, nível individual e nível sociopsicológico. Destacou-se que, para uma melhor compreensão do comportamento infrator, faz-se necessário uma articulação e interação com todos os níveis de compreensão propostos pelo modelo de Shoemaker. Enfatizou-se a importância de pesquisas com dados mais específicos da realidade brasileira.

Keywords : violência; adolescentes; conflito; lei; infrator.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License