SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Adolescente em conflito com a lei: revisando as contribuições de variáveis sociais, familiares e individuaisGrupo de apoio para pais de crianças com implante coclear índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

AZEVEDO, Adriano Valério dos Santos; CREPALDI, Maria Aparecida  e  MORE, Carmen Leontina Ojeda Ocampo. A Família no contexto da hospitalização: revisão sistemática. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 772-799. ISSN 1808-4281.

A pesquisa objetivou apresentar uma revisão sistemática de artigos científicos sobre a família no contexto da hospitalização. Nas bases de dados (Lilacs, Medline, IBECS, PsycINFO, Wiley Interscience, Pubmed, Web of Science) buscou-se selecionar os estudos empíricos publicados entre 2007-2012. Foram construídas categorias para analisar estes estudos: família e criança hospitalizada, família e adulto hospitalizado, família e idoso hospitalizado. Estas pesquisas enfatizam a vivência de familiares, avaliação de estresse e estratégias de enfrentamento, e a relação equipe de saúde e família. Foram identificados maior número de publicações sobre família e criança hospitalizada, e estes estudos apresentam as alterações que ocorrem na dinâmica familiar, diante da situação de doença e hospitalização. Existe a necessidade da atenção integral à família do paciente hospitalizado para promover o acolhimento e minimizar o sofrimento ocasionado pelo processo de hospitalização. Estes resultados das pesquisas sobre famílias de pacientes hospitalizados auxiliam a construção de propostas de avaliação e intervenção psicológica.

Palavras-chave : família; internação; criança; cuidadores; ciclos de vida familiar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License