SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3A Família no contexto da hospitalização: revisão sistemáticaSintomas internalizantes, externalizantes e relações interpessoais de adolescentes em tratamento para dependência química índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

REZENDE, Fernanda Pádua; MORETTIN, Marina  e  YAMADA, Midori Otake. Grupo de apoio para pais de crianças com implante coclear. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 800-815. ISSN 1808-4281.

O objetivo deste artigo foi apresentar um levantamento bibliográfico sobre grupos de apoio para pais de crianças com implante coclear e discutir os resultados encontrados, buscando evidenciar a importância e os benefícios da utilização dessa ferramenta de auxílio aos pais e cuidadores. Entre os meses de setembro de 2013 e março de 2014 foi realizada a busca de estudos sobre "Grupo de Apoio para pais de crianças com deficiência auditiva, usuárias de implante coclear" nas bases de dados eletrônicas Pubmed, Scielo e Lilacs, utilizando a combinação de descritores selecionados previamente. Após este levantamento, 15 estudos foram selecionados para análise e discussão. Verificou-se a escassez da literatura sobre o tema. No entanto, foi possível constatar que a realização de grupos de apoio com a família de crianças ou pacientes com determinadas deficiências, ou outras condições de saúde, é uma ferramenta de extrema importância, pois permite aos pais enfrentarem as situações complexas com mais segurança, promovendo trocas de experiências, reflexão, alívio do estresse, além de amenizar a ansiedade entre os familiares. Portanto, os estudos analisados indicam a necessidade de algum tipo de suporte aos pais no enfrentamento da deficiência auditiva de seus filhos, de outras deficiências ou condições de saúde, sendo uma ferramenta de suporte emocional fundamental.

Palavras-chave : apoiadores; pais; implante coclear.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License