SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Grupo de apoyo para padres de niños con implante coclearLa importancia de la intergeneracionalidad al desarrollo de los estudiantes universitarios de más edad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

SILVA, Dhiordan Cardoso da; BOFF, Raquel de Melo; WENDLING, Maria Isabel  y  OLIVEIRA, Margareth da Silva. Sintomas internalizantes, externalizantes e relações interpessoais de adolescentes em tratamento para dependência química. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 816-830. ISSN 1808-4281.

O uso de drogas na adolescência produz importantes impactos psicológicos, comportamentais e nos estilos interpessoais do individuo. Este estudo visou examinar e descrever tais aspectos através do instrumento Young Self Report (YSR), uma entrevista clínica semi-estruturada e uma sessão de grupo focal com cinco adolescentes internados pela a dependência de drogas. O discurso dos participantes foi analisado através da Análise de Conteúdo de Bardin, modalidade temática e as sintomatologias clínicas examinadas pelo YSR. O conteúdo do grupo obteve seis categorias finais: habilidades interpessoais, dificuldades interpessoais, aspectos emocionais, aspectos físicos, ambiente escolar e ambiente familiar. Os resultados mostraram características importantes no funcionamento adaptativo, que facilita as relações e problemas clínicos que podem estar associados a estilos menos adaptativos. Este estudo destaca a importância de avaliar os elementos individuais envolvidos na dependência das drogas e no plano terapêutico, bem como, sugerir modelos de intervenções que atendem a essas demandas.

Palabras clave : adolescente; transtornos relacionados ao uso de substâncias; aspectos psicológicos; relações interpessoais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License