SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Grupo de apoio para pais de crianças com implante coclearA Importância da intergeracionalidade para o desenvolvimento de universitários mais velhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SILVA, Dhiordan Cardoso da; BOFF, Raquel de Melo; WENDLING, Maria Isabel  e  OLIVEIRA, Margareth da Silva. Sintomas internalizantes, externalizantes e relações interpessoais de adolescentes em tratamento para dependência química. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 816-830. ISSN 1808-4281.

O uso de drogas na adolescência produz importantes impactos psicológicos, comportamentais e nos estilos interpessoais do individuo. Este estudo visou examinar e descrever tais aspectos através do instrumento Young Self Report (YSR), uma entrevista clínica semi-estruturada e uma sessão de grupo focal com cinco adolescentes internados pela a dependência de drogas. O discurso dos participantes foi analisado através da Análise de Conteúdo de Bardin, modalidade temática e as sintomatologias clínicas examinadas pelo YSR. O conteúdo do grupo obteve seis categorias finais: habilidades interpessoais, dificuldades interpessoais, aspectos emocionais, aspectos físicos, ambiente escolar e ambiente familiar. Os resultados mostraram características importantes no funcionamento adaptativo, que facilita as relações e problemas clínicos que podem estar associados a estilos menos adaptativos. Este estudo destaca a importância de avaliar os elementos individuais envolvidos na dependência das drogas e no plano terapêutico, bem como, sugerir modelos de intervenções que atendem a essas demandas.

Palavras-chave : adolescente; transtornos relacionados ao uso de substâncias; aspectos psicológicos; relações interpessoais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License